quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Higienização: para manter a pele saudável e linda

Desculpem minha ausência! Sei que prometi uma série de matérias sobre cuidados com a pele e estou atrasadíssima! Mas aqui estou eu de volta!

Bem, depois de definir o seu tipo de pele, é preciso fazer a sua higienização. Tudo o que você coloca na pele precisa tirar. Além disso, é necessário remover a oleosidade e as sujeiras.

Quem usa maquiagem precisa removê-la com demaquilante, porque ele contém ingredientes específicos que dissolvem os ingredientes da maquiagem. O sabonete comum só limpa a gordura, não remove o pigmento, nem o fixador, por exemplo.

Depois de demaquilar, aí sim devemos usar um sabonete líquido (próprio para o rosto, claro!).

Faz parte da limpeza diária da pele do rosto a tonificação. Muitas pessoas não sabem sua finalidade, confundindo com o ato de demaquilar. São bem diferentes.

Recentemente, eu fiz uma sugestão de pauta sobre Tonificação e aprendi que ela deve ser realizada de manhã e à noite e serve para regular o pH da pele (grau de acidez), além de complementar a higiene, facilitando a passagem do cosmético na derme.

Para quem tem pele oleosa ou acneica, vale o uso de tônico adstringente. Ele ajuda na prevenção de cravos e espinhas, pois favorece a limpeza dos poros, evitando a sua obstrução, além de ajudar na redução do seu tamanho.

Já quem tem pele seca ou mista (como eu), pode se beneficiar do tônico hidratante. Eu nem sabia que existia, mas tem e é muito bom, porque não deixa aquela sensação de pele repuxada.

Se você sentir a pele repuxar, aliás, saiba que você pode estar usando o produto errado.

(Na próxima falarei sobre Esfoliação)

Um comentário:

  1. Oi Carol!
    Que blog delícia!
    Adorei o texto, tomara que um monte de gente leia e aprenda também!
    Beijos!

    ResponderExcluir